Dicionário do Sexo - S
Publicado em 2012-06-29 na categoria Sexionário / Dicionário A-Z




Sadismo sexual - Transtorno da preferência sexual em que a excitação e o prazer sexuais são obtidos através da imposição de dor (física ou moral), humilhação ou sofrimento ao parceiro sexual.

Sadomasoquismo - Associação de sadismo e masoquismo sexuais, ou seja, o indivíduo obtém prazer tanto ao causar dor, humilhação ou sofrimento aos outros quanto ao receber o mesmo tratamento.

Sair do armário – assumir-se gay ou lesbica

Saliromania - O foco desta parafília é sujar o corpo ou vestuário do parceiro sexual.

Satiríase - Transtorno da sexualidade masculina que envolve conquistas de várias pessoas sem necessidade de grande envolvimento afetivo. As(os) parceiras(os) são consideradas(os) apenas como objetos sexuais.

Sémen: fluído composto de espermatozóides e outras secreções produzidas por glândulas anexas ao aparelho reprodutor masculino.

Semenarca - Idade da primeira ejaculação, é conhecida como semenarca, ocorre em média aos 12,8 anos. Geralmente também surge a polução noturna, ou seja, a ejaculação involuntária durante o sono. No caso das raparigas compara-se à sua primeira menstruação, que nesse caso se denomina menarca.

Seropositivo: refere-se ao estado de pessoas que possuem anticorpos anti-VIH em níveis detectáveis.

Serotonina - É uma amina cerebral neurotransmissora, talvez a mais importante na modificação e manipulação química do comportamento sexual humano (pela sua acção em geral inibitória).

Severo - Rígido; rigoroso; inflexível; implacável; diferente de grave (na acepção médica).

Sexismo - Preconceitos baseados no sexo da pessoa, geralmente utilizados pelos homens contra as mulheres.

Sexo anal - Atividade sexual realizada através da penetração do pênis no ânus. O mesmo que sodomia.

Sexo Biológico - assume-se frequentemente que é quer o sexo cromossomático ou então o sexo genital, que pressupõe capacidades reprodutivas. Existem pelo menos sete factores que contribuem para o sexo biológico: cromossomas (XY, XX, ou outras combinações), genitais (estruturas reprodutivas externas), gónadas (presença de testículos ou ovários), hormonas (testosterona, estrógenos), diferenciação de algumas zonas do hipotálamo (uma parte do cérebro), sexo antigénico (presença ou ausência do antigénio H-Y no sangue) e sexo psicológico (por vezes denominado identidade de género). Nem sempre todos estes factores são observados numa determinada pessoa.

Sexo forte: designação tradicionalmente atribuída ao conjunto das pessoas do sexo masculino

Sexo fraco: designação tradicionalmente atribuída ao conjunto das pessoas do sexo feminino.

Sexo monogâmico – sexo praticado somente com a mesma pessoa

Sexo oral - actividade sexual que consiste no contacto da boca ou da língua com os órgãos genitais ou o ânus de outra pessoa, com fins de excitação e satisfação sexual. Cunillingus é o  sexo oral praticado na mulher e felacio o sexo oral praticado no homem.

Sexo seguro: relação sexual em que ambos os parceiros estão protegidos. São consideradas estratégias de sexo seguro a auto-masturbação, a masturbação mútua, o uso de preservativos, a monogamia, a fidelidade mútua de parceiros sadios, entre outras.

Sexo vaginal - Atividade sexual realizada através da penetração do pênis na vagina.

Sexual (identidade) - a auto-definição do comportamento sexual. Etiquetas como assexuado, heterossexual, homossexual, gay, lésbica, bi, bissexual, pansexual, queer, indeciso entre outros.

Sexual (orientação) - é a atracção física ou sexual de um indivíduo a um género em particular. Isto é determinado por quem nos sentimos atraídos sexualmente, as nossos fantasias eróticas e desejos. É definida pela associação psicológica americana como um dos quatro componentes da sexualidade e distingue-se pela atracção emocional, romântica, sexual ou atracção afectiva por indivíduos de um determinado género. Os três outros componentes da sexualidade são o sexo biológico, a identidade de género e o papel social do sexo. Existem assim diferentes orientaçãoes sexuais e a cada tipo de indivíduo atribui-se as seguintes designações: homossexuais (gay/lésbica), bissexuais, heterossexuais e os assexuados (ver “Assexual”).

Sexualidade normal - Atividade sexual realizada com seres humanos, adultos e vivos com finalidade de prazer e/ou procriação.

Shibari: Técnicas japonesas de "BONDAGE".

SIDA - Síndroma da ImunoDeficiência Adquirida: é uma doença infecciosa transmissível na qual o sistema imunitário do corpo se deteriora progressivamente. Como resultado desta infecção, as pessoas que têm SIDA ficam vulneráveis a uma série de infecções (secundárias ou "oportunistas"). O movimento LBGT (re)organizado desde os anos 80 teve as suas raízes no movimento de apoio às pessoas afectadas por este síndroma. No início do estudo da epidemia, o SIDA foi chamado “Cancro Gay” (pois parecia só afectar gays) e só após milhares de vítimas de todas as orientações sexuais Ronald Reagan (então a cumprir o seu segundo mandato como presidente dos EUA) se referiu publicamente à epidemia e apoiou medidas de prevenção e tratamento adequadas à gravidade da situação. Mas nessa altura já a falsa ideia da “doença de maricas e drogados” se instalado em muitas cabeças que tinham assim mais uma razão para atacar a “ameaça homossexual”.

Sífilis: doença altamente contagiosa, transmitida pela bactéria Treponema pallidum e espalhada principalmente pelo ato sexual, inclusive por sexo oral e anal

Síndrome da Sensibilidade Androgénica (pseudo-hermafroditismo masculino) - Também conhecido como síndrome do testículo feminizante. Faz parte do grupo das intersexualidades e é causado pela não existência total ou parcial dos receptores de androgénios.

Síndrome de Turner - Alteração do desenvolvimento normal da mulher pela falta (parcial ou completa) de um cromossoma X.

Sinforofilia - Foco parafílico envolve encenar um desastre e excitar-se com a sua observação.

Sistema imunológico: sistema orgânico responsável pela defesa contra agentes potencialmente nocivos, composto de diversas células e substâncias celulares (anticorpos e citoquinas).

SM: Sigla para "Sado-Masoquismo"

Socratismo – introdução dos dedos no ânos para obter prazer sexual. O filósofo Sócrates, dizem, gostava de fazer isso, daí o nome. Quando se introduz o punho no ânus ou na vagina com a finalidade de obter prazer sexual chama-se fistfucking.

Sodomia - Descrição obsoleta de sexo anal ou de qualquer contacto homossexual masculino.

Soft-core - Refere-se ao material pornográfico não explícito.

Somnofilia - O foco de prazer é ter relações sexuais coma parceira adormecida.

Sonambulismo sexual - condição médica rara que faz com que a pessoa tenha relações sexuais enquanto está dormindo.

Sororilagnia – relação sexual entre irmãos.

Sororiação – é o despontar das mamas na puberdade

Spanking - sexo com porradas, geralmente nas nádegas. Pode ser com as mãos, chicotes, palmatórias, entre outros. Na maioria dos casos não importa muito a intensidade de força e sim o ritmo das batidas. Canning é o uso de varas para bater em alguém e é bem mais violento. Whipping é quando se usa chicote.

Stalking - Tipo particular de assédio sexual, feito por um parceiro actual ou passado, por raiva ou desrespeito, ou por sofrer de um delírio erótico, que o leva a acreditar que a vitima está apaixonada por ele.

Sublimação – Espécie de asexuidade. Substituição do interesse ou impulso sexual por uma atividade não sexual (religiosa, mística, profissional, artística e etc.)

Subspace - um estado metal - e físico - causada por uma libertação grande de endorfina dentro de uma relação de bondage ou sadomasoquismo.

Sucção - uso de bombas manuais ou elétricas que sugam partes do corpo através de vácuo.

Swinger - Termo que designa os casais que organizam encontros entre si, com o objectivo de trocarem sexualmente de parceiros, em regra na sua presença.

Swinging ou Swíng: Sexo grupal. Muitas vezes o termo é usado em sentido mais restrito, para denotar uma forma específica desta prática, formada por casais que são pares estáveis. Troca de casais.

 

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos

ErosGuia 2012
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA