SexLexis

DST

DST: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis
Publicado em 2014-11-12 na categoria SexLexis / DST

Olhando para a sigla propriamente dita, esta já nos diz como é que se podem apanhar algumas doenças: através de uma relação sexual. O assunto é sério, então confira abaixo como evitar as 7 DST (dst - doenças sexualmente transmissíveis) mais comuns.


Hepatite B
Publicado em 2013-08-08 na categoria SexLexis / DST

Conceito: Infecção das células hepáticas pelo HBV (Hepatitis B Virus) que se exterioriza por um espectro de síndromes que vão desde a infecção inaparente e subclínica até a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas, quando presentes, são : falta de apetite, febre, náuseas, vómitos, astenia, diarreia, dores articulares, icterícia (amarelamento da pele e mucosas) entre os mais comuns


Piolho púbico
Publicado em 2013-07-11 na categoria SexLexis / DST

CONCEITO: Infestação da região púbica causada por um insecto do grupo dos piolhos e cuja única manifestação é o intenso prurido que causa. Por contiguidade pode acometer também os pelos da região do baixo abdómen, ânus e coxas. Eventualmente acometem as sobrancelhas e cílios (auto-inoculação.


Cancro Duro (Sífilis)
Publicado em 2013-06-20 na categoria SexLexis / DST

Doença infecto-contagiosa sistémica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crónica (lenta) e que tem períodos de acutização (manifesta-se agudamente) e períodos de latência (sem manifestações). Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso).


Candidíase
Publicado em 2013-05-31 na categoria SexLexis / DST

Conceito: A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causas mais frequentes de infecção genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor na relação sexual) e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante à nata do leite. Com frequência, a vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas (avermelhadas). As lesões podem estender-se pelo períneo, região perianal e inguinal (virilha).


Linfogranuloma Venéreo
Publicado em 2013-05-31 na categoria SexLexis / DST

Conceito: O Linfogranuloma venéreo caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital (lesão primária) que tem curta duração e que se apresenta como uma ulceração (ferida) ou como uma pápula (elevação da pele). Esta lesão é passageira (3 a 5 dias) e frequentemente não é identificada pelos pacientes, especialmente do sexo feminino.


Cancro Mole
Publicado em 2013-04-03 na categoria SexLexis / DST

Conceito: Ulceração (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a zona dos genitais externos mas pode comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta. Estas feridas são muito contagiosas, auto-inoculáveis e portanto, frequentemente múltiplas.


Herpes Simples Genital
Publicado em 2013-03-21 na categoria SexLexis / DST

Conceito: Infecção recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem erosão (ferida) seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado. As lesões com frequência são muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhidão) local.


Condiloma acuminado/HPV
Publicado em 2013-02-11 na categoria SexLexis / DST

Conceito: Infecção causada por um grupo de vírus (HPV - Human Papilloma Viruses) que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor (verrugas).


Gonorréia
Publicado em 2013-01-23 na categoria SexLexis / DST

Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos)


2  seguinte 
 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos

ErosGuia 2012
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA