É possível engravidar durante a menstruação ou logo depois?
Publicado em 2014-01-14 na categoria Sexiness / Sexo na menstruação


É possível, embora raro. Seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto - o período entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da seguinte -, para que a data da ovulação fosse bem próxima da época do sangramento inicial, ou ainda uma menstruação que durasse bastante.

A concepção ocorre quando um óvulo e um espermatozoide se encontram numa das trompas. Em algum momento no meio de um típico ciclo menstrual de 28 dias, geralmente entre o 12º e o 16º dia, um óvulo amadurece num dos ovários. O ovário liberta então o óvulo até ao abdomem, onde ele é rapidamente recolhido pela abertura em forma de tulipa da trompa (ou tuba uterina) mais próxima.

Um óvulo consegue sobreviver na trompa por cerca de 24 horas depois de ter sido libertado pelo ovário. Assim sendo, a única maneira de engravidar é se um espermatozoide estiver presente na região durante esse intervalo. Caso o óvulo não seja fertilizado, ele desmancha-se junto com a parede uterina durante a menstruação.

Geralmente, quando a mulher menstrua, um outro óvulo já está a desenvolver-se em preparação para o ciclo recomeçar. Mas a questão é que o ciclo de cada mulher tem uma duração diferente.

Muitas têm ciclos de 28 dias, enquanto outras de somente 22. Neste caso, é possível ovular poucos dias depois de a menstruação começar. E considerando que o espermatozoide pode se manter vivo no trato reprodutor por até três dias, é teoricamente concebível haver um encontro com o óvulo maduro.

Por exemplo: a mulher ficou menstruada no dia 1 e teve relações sexuais no dia 7, quando ainda estava a sangrar um pouco. E no dia 10 ovulou. O espermatozoide pode sobreviver lá dentro e "apanhar" o óvulo, e aí ela terá "engravidado menstruada".

É possível ainda confundir um pequeno sangramento entre menstruações (no período fértil) com uma menstruação de facto. Se a mulher tiver algum sangramento desse tipo, não deixe de procurar um ginecologista.

O tempo que leva para um óvulo amadurecer no ovário varia, por isso o dia da ovulação pode mudar bastante. Há até testes de ovulação de farmácia que medem o período fértil através de níveis de estrogénio, em vez de quantidade máxima da hormona luteinizante, ou LH, a substância que provoca a saída do óvulo de dentro do folículo. Se isso for considerado, o período fértil pode parecer que começa um pouco mais cedo no ciclo.

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos

ErosGuia 2012
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA