Como prevenir o cancro na próstata? Fazer sexo com mais de 20 mulheres
Publicado em 2014-11-12 na categoria SexNews / Saúde


Ao que parece, o facto de se fazer sexo com mais de vinte diferentes mulheres durante a sua vida, protege os homens de poderem vir a sofrer de cancro da próstata. Quem chegou a esta conclusão foi um grupo de investigadores que publicaram recentemente um estudo numa revista da especialidade.

Os homens que praticaram relações sexuais com mais de 20 mulheres diminuíram em um terço a probabilidade de virem a desenvolver este tipo de cancro. É o que diz um estudo, publicado no Journal Cancer Epidemiology e conduzido por investigadores da Universidade de Montreal, no Canadá, que analisou a associação entre o número e o sexo dos parceiros sexuais e os efeitos que podem ter no diagnóstico de cancro da próstata. 

Se um homem que tem sexo com 21 pessoas reduz a probabilidade de diagnóstico, o contrário acontece no caso de homossexuais — aí, a hipótese de contrair cancro da próstata quase duplica se o indivíduo praticar relações sexuais com mais de duas dezenas de homens. Isto comparado com um homem que nunca tenha tido sexo com outro homem. Porquê?  “Pode ser devido à maior exposição a doenças sexualmente transmissíveis, ou por a relação sexual anal poder causar um trauma na próstata”, sugeriu a coordenadora do estudo, Marie-Elise Parent ao The Telegraph.

Parent ressalvou, porém, que nesta altura todas as hipóteses são “altamente especulativas”. Como a que presume que “os homens com várias parceiras sexuais tenham mais ejaculações”, sugeriu a investigadora.

Outro dos dados do trabalho apontou que os homens que nunca fizeram sexo tinham o dobro da probabilidade de virem a contrair cancro da próstata. Entre os 3208 que participaram no estudo, 1590 foram diagnosticados com este tipo de cancro entre Setembro de 2005 e Agosto de 2009, período em que o trabalho foi realizado. “Tivemos a sorte de encontrar tantos participantes que se sentiam confortáveis para falarem da sua sexualidade, independentemente das experiências que tivessem. A abertura provavelmente não seria a mesma há 20 ou 30 anos”, argumentou Parent.

O grupo de investigadores da Universidade de Montreal já tem hoje mais de quatro mil participantes reunidos para prosseguir com as investigações. O próximo passo é estudar a potencial ligação entre o cancro da próstata e factores como o stress, o trabalho em horário nocturno ou a circuncisão.

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos

ErosGuia 2012
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA