Quando é que se deve procurar um terapeuta sexual?
Publicado em 2012-08-08 na categoria PsicoSex / Disfunções & Terapias


Vergonha. Pudor. Reconhecer que realmente existem problemas na sua vida sexual. Difícil, não é? Se aceitar que os obstáculos são reais já é complicado, imagine pedir ajuda. Há alguns anos, ir ao psicólogo era visto com maus olhos. "Eu não estou doente, vou para quê?", argumentavam algumas pessoas. Este mesmo estigma assola, hoje, a visita à um terapeuta sexual. Ir com o companheiro/a então, parece uma cena de ficção científica.

Revejam os vossos conceitos. Os problemas sexuais têm solução se forem tratados com um especialista adequado. Para vocês poderem ter uma ideia concreta, para os homens, por exemplo, o caso da disfunção erétil tem uma chance de cura de 100%. Portanto, livrem-se dos preconceitos e assumam o que é melhor para vocês!

Encontrem a solução e resolvam os vossos problemas sexuais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde sexual é um direito e uma parte importante para o bem estar de cada pessoa. Falta de prazer, ejaculação precoce ou aquela que demora anos, falta de ereção ou vaginismo, são os males sexuais mais frequentes. Procurar um terapeuta sexual ajudar-vos-á a descobrir a origem destes problemas e aplicar uma solução. O profissional também vos pode indicar um exame com o ginecologista caso a disfunção seja orgânica.

As terapias sexuais, principalmente as realizadas com o casal, são muito eficazes. O terapeuta sexual fica encarregado da cura das disfunções cuja causa não é física. Convenhamos, muitas vezes, estes são os piores problemas. Eles ficam quase que camuflados, pois, quando de origem psicológica, é muito mais difícil nos darmos conta de que aquilo é realmente uma doença. Às vezes, nem achamos que aquele probleminha incomoda tanto...

A ajuda do terapeuta sexual é importante, pois, para problemas sexuais de ordem psicológica, há poucos medicamentos que podem ajudar. Em alguns casos, o terapeuta pode prescrever certos antidepressivos. Uma depressão nervosa ou certos problemas hormonais também pode estar no centro da origem das disfunções sexuais e, neste caso, o papel do terapeuta é chegar ao ponto exato do que "estraga" seus momentos de prazer.

Procurar ajuda por conta própria ou com o parceiro?

Um terapeuta sexual pode ser especialista em psicoterapia, terapia de casal, psicoanálise, comportamento e, alguns, dominam técnicas de hipnose e relaxamento. Cada profissional utiliza um método de tratamento em função da sua formação académica ou convicção pessoal. Estas terapias auxiliam o paciente como um todo. Elas partem do foco sexual, mas isto reflete-se também em outras áreas da vida.

Se vocês têm algum tipo de problema sexual, contar a amigos ou ao parceiro auxilia bastante, mas as chances de cura são limitadas. Calar-se? Nunca! Esta é a pior opção. Desta forma, nunca irá existir um limite para o problema. Muito pelo contrário, ele só terá mais chances de crescer e atrapalhar outras coisas da vossa vida, não só o sexo.

Procurar um especialista aumenta as vossas chances de ter uma vida sexual feliz. Tentem levar o vosso parceiro para o consultório também. Talvez não seja tão fácil, mas vale a pena tentar. Se nem pedir informação na rua os homens gostam, imaginem recorrer à um terapeuta sexual... Mas, não desistam. Conversem e expliquem que um "psicólogo do sexo" é um médico como outro qualquer; um profissional apto a resolver estes problemas. E, com a chegada dos resultados (leia-se prazer) depois das consultas, é quase certo que o vosso parceiro não se arrependerá de ter aceito a vossa sugestão...

Qual a diferença entre terapeuta sexual, educador sexual e sexólogo?

O terapeuta sexual é, geralmente, o psicólogo que se especializou em terapia sexual. Também pode ser um médico com a mesma especialização. Este profissional actua no consultório e tem um trabalho curativo.

O educador sexual teve a mesma formação do terapeuta (graduação, especialização, etc), mas preferiu seguir por outro caminho. Ele não actua em consultórios, mas sim em palestras, cursos, etc. A sua atuação é um trabalho preventivo. Já a palavra "sexólogo" é utilizada para determinar as duas profissões.

Onde é que se pode procurar um terapeuta sexual?

Algumas instituições reúnem profissionais voltados completamente para a área da sexualidade. Abaixo, damos três dicas de serviço, mas através da conversa com alguns amigos ou com o vosso médico de família, vocês podem descobrir outros profissionais. Tomem coragem, lembrem-se do benefícios que uma consulta pode trazer e vão em frente.

Dicas para facilitar a busca de um terapeuta sexual

Como convencer o parceiro a ir num terapeuta convosco?
Tenham uma conversa franca e aberta; esta é a melhor solução. Os resultados serão benéficos para ambos.

O que é que se deve dizer quando se chega ao consultório?
Não se preocupem. Quem vai conduzir a consulta é o especialista. O profissional está ali para vos receber e, vendo que vocês não estão muito à vontade, fará de tudo para vos ajudar.

Como fazer para vencer o bloqueio que vos impede de pedir ajuda?
É só vocês pensarem que grande parte dos problemas sexuais têm cura. Muitas vezes, algumas disfunções são curadas em apenas três meses. Para que sofrer mais?

Quais são as vantagens para quem procurar um terapeuta sexual?
1. Quase todos os problemas sexuais são solucionados;
2. Vocês podem resolver o problema, muitas vezes, de uma forma rápida;
3. Quanto mais cedo se procurar um profissional, menos tempo se convive com o problema.

 

 
Informe Abusos | Mapa do site | Copyright | Franchising | Contactos

ErosGuia 2012
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA