CPM: Custo Por Mil impressões
Publicado em 2012-06-21 na categoria /


O Banner é a forma de propaganda online que mais se aproxima da propaganda tradicional e ainda é o tipo de promoção que recebe a maior parte dos investimentos das agências e anunciantes na Internet. É uma forma interessante e de fácil operacionalização para a geração de tráfego e divulgação de marca, desde que observada a relação custo/beneficio, ou seja, o retorno em termos de visitas trazidas pelo banner e a quantidade de impressões e o investimento realizado para a sua publicação.

Como otimizar o uso do banner

O Banner é vendido com base na quantidade de exposições da página (page-views). Em tese isso significa a quantidade de pessoas que viram o banner com o seu anúncio.  Normalmente, a medida utilizada é o chamado CPM que significa "Custo Por Mil" ou seja, o preço é determinado para cada mil exposições do banner.  

Embora pareça ilógico, o CPM  varia conforme o site em que se está a expor banner. Isso ocorre principalmente porque o perfil do público de cada site é diferente e possui graus de segmentação variados.  Quanto mais segmentado for o site, maior a chance de haver mais identificação entre o público alvo e o produto oferecido, consequentemente, maior a expectativa de retorno e maior deveria ser o custo.  

Forma de mensuração do Banner

A forma tradicional de mensuração é a "taxa de click through" que significa  o número percentual de pessoas que clicaram no Banner.  Uma taxa média varia ao redor de 1% embora isso dependa muito do banner e do produto anunciado

Acompanhamento do Banner

Normalmente os sites disponibilizam relatórios on-line para os anunciantes. Esses relatórios  mostram ao anunciante, dados de desempenho do banner como: quantidade de impressões,  taxas de "click through"  médias  entre outros. 

Objetivos do Banner

Um banner tem basicamente dois grandes objetivos. O primeiro é atrair a atenção do cliente e o segundo, induzir ao clique. Os banners com animação e interativos tem mais chance de atingir esses objetivos. Mas o clique no banner  é apenas metade do caminho. O site onde o visitante for "catapultado" deverá  ser eficiente para levar o cliente a realizar a acção desejada: fechar  uma compra, preencher um formulário, assinar uma Newsletter, etc... e isso vai depender de outras variáveis como produto, preço, qualidade do site, entre outros.

Tipos de Banner

- Banner estático

O banner é composto de imagens fixas e foi o primeiro tipo de banner a ser utilizado na Internet. São fáceis de serem criados, mas, com todas as inovações utilizadas parecem envelhecidos, entediantes e ultrapassados. Por isso geram um número inferior de respostas quando comparado aos animados e interativos.

- Banner animado

O banner possue algum tipo de açcão, tendo mais quadros (frames) consegue veicular muito mais informação e impacto visual do que um banner estático. Geram um número maior de respostas do que os banners estáticos.

-Banner interativo

O banner envolve o internauta e de alguma forma, faz com que haja interação direta,  Ex.: preencher um formulário, responder a uma pergunta, abrir um menu...

Truques com banners que você não deve utilizar

Algumas das formas utilizadas para potencializar a taxa de click through de um banner são as seguintes:  Formular perguntas, uso de lay-out e cores iguais as do navegador. Comunicar ofertas grátis e o uso de recursos apelativos falsos, não é recomendável, na medida em que qualquer artifício que iluda o visitante com relação ao produto, tem efeito negativo em termos da acção desejada, ou seja você traz mais visitantes, mas terá mais dificuldades em transformá-los em clientes.

 
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