Sete exercícios que melhoram o desempenho sexual
Publicado em 2014-11-19 na categoria SexStyle / SEXercise


A noite passada nem foi tão boa assim e você está com dores nas pernas, na coluna lombar e, ainda por cima, exausto? Isso pode acontecer porque a sua preparação física não está lá para aquelas coisas e um esforço físico mais intenso, como a relação sexual, acaba por exigir dos seus músculos mais do que eles podem dar.

"Além disso, o exercício físico pode ajudar a emagrecer e a aumentar a autoestima, melhorando a segurança e a busca pelo prazer", conta um personal trainer. Conversamos com especialistas e elegemos uma lista de 7 exercícios que vão ajudar-vos a arrasar na cama.

Condicionamento físico

Nem tudo o que é bom precisa durar pouco. Se vocês concordam, sabem que um bom condicionamento físico é indispensável para ter fôlego e aguentar mais tempo de relação. "A aptidão cardiorrespiratória é um pré-requisito principalmente para as pessoas mais activas sexualmente", conta o personal trainer. O especialista recomenda actividades aeróbicas, como a caminhada, a corrida, a bicicleta e a natação para deixar o corpo tinindo para a actividade sexual. "Além de prolongar o tempo de actividade, isso vai proteger o coração da sobrecarga que ocorre durante o sexo", complementa.

Fortalecimento de membros inferiores

Essa dica vai principalmente para as mulheres: "As posições em que a mulher se coloca durante a actividade sexual exigem muita força das pernas, se elas estiverem fracas, as dores nesses membros podem durar dias", explica o especialista. Para preparar o corpo para a relação, vale lançar mão de um antigo aliado: o agachamento. "Esse exercício trabalha o quadríceps femoral, o glúteo e a musculatura posterior da coxa", conta. Aposte nesse "três em um" para deixar o sexo ainda mais interessante.

Fortalecimento de membros superiores

Os homens precisam de braços mais fortes para dar todo o suporte que uma mulher precisa. O especialista recomenda os tradicionais supino e crucifixo para deixar os membros superiores em forma. "Esses exercícios fortalecem os músculos da pegada", reforça. 

Abdominal

Tanto homens quanto mulheres precisam de um abdómen bem trabalhado para a actividade sexual. A dica para conseguir uma barriga trincada é variar de três a quatro tipos de abdominal. "Aposte no abdominal tradicional, depois faça o oblíquo e termine com o exercício para a parte baixa do ventre", recomenda. 

Coluna lombar saudável

Os músculos da região lombar da coluna são os antagonistas dos abdominais, muito solicitados durante a actividade sexual. O seu fortalecimento propicia um desempenho sexual muito melhor e previne dores nas costas no dia seguinte. "Os principais exercícios são abdominais, de extensão de coluna e quadril, flexão de coluna e quadril e exercícios de inclinação lateral do tronco", recomenda um educador físico. "A extensão da coluna também vai ajudar a fortalecer a musculatura paravertebral, responsável por esse movimento", explica.

Alongamentos

"Os alongamentos são primordiais, pois melhoram muito a amplitude articular, evitando lesões durante a actividade sexual", explica o especialista. Os exercícios mais recomendados são os alongamentos para a região da coluna e as pernas, principalmente a região posterior da coxa. Lembre-se de segurar o membro alongado por pelo menos 15 segundos. Vale investir em uma aula específica de alongamentos, ou até mesmo em yoga e pilates, práticas que englobam alguns tipos de alongamento.

Quadril soltinho

Um bom jogo de cintura, principalmente para as mulheres, é essencial para uma boa relação sexual. "Elas podem investir em exercícios com bola suíça, que ajudam no fortalecimento, no equilíbrio, na coordenação e na estabilidade do quadril", orienta o especialista. Sentada na bola, faça círculos com o quadril no sentido horário e no anti-horário. Vale também projectar a pelve para frente e para trás.

 
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